Rede dos Conselhos de Medicina
Selecione o Conselho que deseja acessar:
Porto Alegre, 15 de Dezembro de 2019. Aumenta a Fonte [ A + ]   [ A - ]  
 

A verdade sobre o Mais Médicos

29/08/2014 07:57:20

Autor: Dr. Claudio Balduíno Souto Franzen
Cargo: Segundo Secretário do Cremers

Afirmações feitas em artigo recentemente publicado na Zero Hora exigem resposta para esclarecimento da sociedade. Os ataques ferem a honra de 400 mil médicos brasileiros, atribuindo-lhes um comportamento que não dialoga com os compromissos hipocráticos assumidos e que nem de longe são verdadeiros.

 
Ao avaliar o Programa Mais Médicos após um ano de seu lançamento, causa arrepio verificar que nada mudou: as emergências continuam lotadas; os leitos hospitalares, insuficientes; a fila de espera por especialistas já supera dois anos; faltam medicamentos, obrigando os pacientes a recorrer à justiça.
 
Argumentos falaciosos, como o que afirma terem os intercambistas atendido 50 milhões de brasileiros, agridem a inteligência, bastando-se comparar com o total da população do Brasil (200 milhões). Isto significaria que, de cada 4 brasileiros, um já consultou com intercambista.
 
É evidente que os gestores municipais têm motivos para defender o programa: a remuneração dos intercambistas vem de recursos da União. Satisfeitos, nem questionam a eficácia dos atendimentos.
 
Cabe-nos questionar os números da pesquisa citada no artigo. Dados do Instituto MDA mostram que o apoio ao Programa Mais Médicos caiu de 84,3% (em novembro de 2013) para 74,8% (em abril de 2014). No mesmo período, a percepção de competência dos intercambistas também regrediu. O estudo mostra que cresce o número daqueles que não acreditam que o Mais Médicos será capaz de resolver os problemas da saúde no país. 
 
Diante disso, 34% dos entrevistados avaliam que a saúde do Brasil vai piorar. Preocupa-nos o futuro. Devemos cobrar dos gestores as medidas que o País espera. A demora do Estado em responder de forma efetiva aos anseios do povo tem brutalizado a Saúde, trazendo desmotivação aos que tentam seguir adiante apesar das más condições para exercício de uma medicina de qualidade.
 
O Brasil tem urgência de ser bem tratado! Não é com palavras bonitas, pirotecnia e argumentos falaciosos que o brasileiro terá a assistência a que tem direito e tanto merece.

Institucional Câmaras Técnicas Comissões de Ética Conheça o CREMERS Contas Públicas Delegacias Diretoria Palavra do Presidente Vídeo Institucional História Cremers

Serviços Área do Médico Busca Empresas Busca Médicos Ativos CBHPM Concurso Emissão de Boleto Empregos Eventos Inscrição de Empresas Licitações Pareceres e Resoluções Perguntas Freqüentes Pessoa Jurídica Propaganda Médica Registro de Especialidade Médica

 

 

Imprensa Artigos Assessoria Informativo Cremers Notícias Twitter

Publicações Apresentações para Download Biblioteca Código PEP Regimento Interno dos Corpos Clínicos

 

Contato Fale com o CREMERS Fale com o Presidente Ouvidoria

 

 

 

Conselho Regional de Medicina do Estado do Rio Grande do Sul - Copyright 2019 ©
Av. Princesa Isabel, 921 - Bairro Santana
Porto Alegre - RS - CEP: 90620-001
Telefone: (51) 3300-5400 e 3219-7544
Fax: (51) 3217-1968
E-mail: cremers@cremers.org.br
Horário de Atendimento:
De segunda-feira a sexta-feira
Das 09h00min às 18h00min