Rede dos Conselhos de Medicina
Selecione o Conselho que deseja acessar:
Porto Alegre, 15 de Dezembro de 2019. Aumenta a Fonte [ A + ]   [ A - ]  
 

O povo quer saúde

08/01/2014 04:30:10

Autor: Dr. Sérgio Zylberszteijn
Cargo: Membro da Câmara Técnica de Ortopedia e Traumatologia do Cremers

 Existe um descompasso de número de médicos por habitante, valores de remuneração e planejamento de saúde no Brasil. A medicina da década de 40 foi se transformando na tecnologia do século XXI, enquanto que os investimentos do setor foram sendo sucateados em uma matemática geométrica. Hoje, vivemos com a medicina da cirurgia robótica convivendo com a pajelança do século XV.

É preciso estar atento e forte, como expressa o verso de uma canção popular, até para exercer uma profissão na época atual, pois é necessário nos identificarmos, sobremaneira, naquilo em que somos capazes de nos diferenciar de outras atividades afins na área da saúde. Na realidade, perdemos a boa convivência ou o “team”, em inglês. O acróstico, que em português corresponde à equipe, é traduzido por "together everyone achieves more”. Numa tradução literal, todos juntos conseguimos mais. Cada um com a sua competência para o que estou e fui treinado nos meus estudos.
 
Chega de discussões! Agora, o momento é para resolvermos o que esperamos há muito tempo: saúde, segurança e ensino. Os itens independem da sequência, mas esses são os primordiais e que devem ser recuperados com urgência pela população. 
 
A implantação do Programa Mais Médicos por meio de medida provisória pelo Governo Federal significa mais enfermeiros, mais laboratórios, mais imagens, mais estrutura física, mais medicamentos, mais cirurgias e, por que não, mais competência e mais consciência sobre a realidade política do país.
 
Não sou contra a vinda de médicos do exterior. Quem estagiou fora do Brasil conhece médicos de todas as nacionalidades. Porém, o que os qualifica para trabalhar em lugares distantes de seus países é seu preparo educacional e a confirmação de sua qualificação profissional, obtida por meio de um exame oficial.
 
Entretanto, em que lugar existe o real programa básico de atenção à saúde do povo brasileiro? Esta é a pergunta que não quer calar, porque a resposta deve ser dada pelos políticos brasileiros dos três níveis, incluindo o Senado com o seu alto e baixo clero.
 
Existe um descompasso entre a ciência produzida e os investimentos em saúde pelos nossos governantes, independente de a que partido político eles possam pertencer.
 
Pensem no assunto, afinal somos parte integrante da eficácia ou falência da saúde brasileira.

Institucional Câmaras Técnicas Comissões de Ética Conheça o CREMERS Contas Públicas Delegacias Diretoria Palavra do Presidente Vídeo Institucional História Cremers

Serviços Área do Médico Busca Empresas Busca Médicos Ativos CBHPM Concurso Emissão de Boleto Empregos Eventos Inscrição de Empresas Licitações Pareceres e Resoluções Perguntas Freqüentes Pessoa Jurídica Propaganda Médica Registro de Especialidade Médica

 

 

Imprensa Artigos Assessoria Informativo Cremers Notícias Twitter

Publicações Apresentações para Download Biblioteca Código PEP Regimento Interno dos Corpos Clínicos

 

Contato Fale com o CREMERS Fale com o Presidente Ouvidoria

 

 

 

Conselho Regional de Medicina do Estado do Rio Grande do Sul - Copyright 2019 ©
Av. Princesa Isabel, 921 - Bairro Santana
Porto Alegre - RS - CEP: 90620-001
Telefone: (51) 3300-5400 e 3219-7544
Fax: (51) 3217-1968
E-mail: cremers@cremers.org.br
Horário de Atendimento:
De segunda-feira a sexta-feira
Das 09h00min às 18h00min