Rede dos Conselhos de Medicina
Selecione o Conselho que deseja acessar:
Porto Alegre, 15 de Dezembro de 2019. Aumenta a Fonte [ A + ]   [ A - ]  
 
20/07/2012

Gripe A

CRMs do Sul elaboram documento para enviar ao governo federal


O Conselho Regional de Medicina do RS (Cremers) reuniu, no dia 20 de julho, integrantes de suas Câmaras Técnicas de Emergência, Infectologia e Pediatria para analisar o crescente número de óbitos relacionados à infecção por Influenza A H1N1 e apresentar propostas aos gestores públicos para enfrentamento do problema que atinge o Estado.

Ao lado dos conselhos do Paraná e Santa Catarina, o Cremers elabora um documento único para ser entregue ao Ministério da Saúde. O objetivo é alertar o governo federal para a necessidade de reforçar o combate à gripe A no sul do país em 2013. A região concentra 80% dos casos da doença registrados neste ano.

O presidente do Cremers, Rogério Wolf de Aguiar, avalia que os três Estados do sul devem ter prioridade na distribuição das doses e destaca também que a campanha de imunização deve começar mais cedo:

- Até pela intensidade do nosso clima, precisamos um tratamento diferenciado no combate à gripe.

Após discussão dos dados disponíveis (através da Secretaria da Saúde, OMS e dos diversos serviços de saúde), houve consenso em relação aos seguintes itens:
a) Mesmo não se configurando uma epidemia com as características de 2009, há um evidente aumento de número de casos de Influenza A H1N1 em relação a 2010 e 2011.
b) Mesmo considerando possíveis vieses na metodologia para medir a incidência, observa-se em 2012 no RS uma nítida predominância de mortes causadas por H1N1 quando comparado com os casos associados a outros vírus (15% versus <5%). O que evidencia o reforço em medidas preventivas e imediato atendimento aos casos suspeitos de Influenza A H1N1.
c) A vacina é a única medida segura de proteção contra o vírus H1N1e deve ser fortemente recomendada.
d) Como 80% dos casos por H1N1 no Brasil ocorrem na região sul, a política de vacinação deve ser priorizada nos 3 estados.
e) Idealmente a vacinação deveria ser estendida a toda população. Havendo limites na sua disponibilidade, a política de vacinação prioritária nos grupos suscetíveis parece ser uma medida sensata e adequada.
f) Em razão dos picos de H1N1 ocorrerem ao redor da semana 26a semana epidemiológica, recomenda-se que a vacinação seja realizada com uma antecedência maior (março/abril).
g) As medidas de higienização devem ser reforçadas para evitar a propagação e disseminação.
h) A utilização precoce do Oseltamivir em síndromes gripais inespecíficas deve ser reforçada. Portanto, a política de facilitar o acesso a medicação após a prescrição médica é uma medida acertada.
i) Com o aumento no número de casos e a mortalidade observada, propõe-se que se retorne a política de criar unidades de atendimentos específicas para pacientes com síndromes gripais. Essas unidades permitem um atendimento precoce, diferenciado e retiram das emergências esse grupo de pacientes.

Participaram da reunião o segundo secretário do Cremers, Isaias Levy; o coordenador Geral das Câmaras Técnicas, Jefferson Piva; os representantes da Câmara Técnica de Emergência Antônio Rogério Proença Tavares Crespo e Maria Rita de Assis Brasil; da Câmara Técnica de Infectologia Breno Riegel Santos, Eduardo Sprinz e Marineide Gonçalves de Melo; e da Câmara Técnica de Pediatria Alfredo Floro Cantalice Neto e Ércio Amaro de Oliveira Filho.

Institucional Câmaras Técnicas Comissões de Ética Conheça o CREMERS Contas Públicas Delegacias Diretoria Palavra do Presidente Vídeo Institucional História Cremers

Serviços Área do Médico Busca Empresas Busca Médicos Ativos CBHPM Concurso Emissão de Boleto Empregos Eventos Inscrição de Empresas Licitações Pareceres e Resoluções Perguntas Freqüentes Pessoa Jurídica Propaganda Médica Registro de Especialidade Médica

 

 

Imprensa Artigos Assessoria Informativo Cremers Notícias Twitter

Publicações Apresentações para Download Biblioteca Código PEP Regimento Interno dos Corpos Clínicos

 

Contato Fale com o CREMERS Fale com o Presidente Ouvidoria

 

 

 

Conselho Regional de Medicina do Estado do Rio Grande do Sul - Copyright 2019 ©
Av. Princesa Isabel, 921 - Bairro Santana
Porto Alegre - RS - CEP: 90620-001
Telefone: (51) 3300-5400 e 3219-7544
Fax: (51) 3217-1968
E-mail: cremers@cremers.org.br
Horário de Atendimento:
De segunda-feira a sexta-feira
Das 09h00min às 18h00min