Rede dos Conselhos de Medicina
Selecione o Conselho que deseja acessar:
Porto Alegre, 06 de Dezembro de 2019. Aumenta a Fonte [ A + ]   [ A - ]  
 
25/07/2017

Ensino Superior

Adiada assinatura de portaria que autoriza novos cursos de Medicina no RS


Prevista para ocorrer nesta terça-feira (25), a assinatura da portaria para funcionamento de dois novos cursos de Medicina no Rio Grande do Sul foi adiada para o dia 1º de agosto. O MEC, entretanto, não confirma a nova data, apenas informa que houve um ‘’problema de agenda’’.

Com a assinatura do documento e publicação da portaria no Diário Oficial, as instituições de ensino estarão autorizadas a dar início às atividades dos cursos. As duas universidades esperam abrir as 125 vagas no segundo semestre deste ano, mas ainda dependem da nova agenda do MEC. A seleção dos estudantes será feita pelas notas no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

A previsão é que, se a portaria for publicada no início de agosto, as aulas possam começar dentro de um mês, com fim do calendário do primeiro semestre em janeiro de 2018. São 65 vagas no campus de São Leopoldo.
Na Feevale, os técnicos do Ministério da Educação fizeram a visita presencial no começo de junho deste ano. A pró-reitora de Ensino, Cristina Ennes da Silva, afirma que a instituição está pronta para abrir a seleção dos 60 novos alunos, também por meio do Enem, assim que a portaria for publicada no Diário Oficial.
Os valores das mensalidades nas duas universidades ainda não foram definidos.

Outra instituição que teve aprovação para abertura de curso de Medicina é a Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI), em Erechim. No entanto, a vistoria in loco do MEC ainda não foi realizada, o que deve ficar para agosto. A previsão de começo das aulas é para o ano que vem.
O edital inicial para vagas em Medicina, dentro do programa Mais Médicos, previa ainda a abertura de um curso em Ijuí, com 50 vagas. No entanto, o Grupo Estácio, que venceu o processo, desistiu da implementação do curso. Um novo edital foi aberto no começo deste mês e o resultado deve ser divulgado em outubro.
Quando os quatro novos cursos estiverem em operação, o Rio Grande do Sul passará a contar com 20 opções de graduação em Medicina.

Fonte: Zero Hora.

Institucional Câmaras Técnicas Comissões de Ética Conheça o CREMERS Contas Públicas Delegacias Diretoria Palavra do Presidente Vídeo Institucional História Cremers

Serviços Área do Médico Busca Empresas Busca Médicos Ativos CBHPM Concurso Emissão de Boleto Empregos Eventos Inscrição de Empresas Licitações Pareceres e Resoluções Perguntas Freqüentes Pessoa Jurídica Propaganda Médica Registro de Especialidade Médica

 

 

Imprensa Artigos Assessoria Informativo Cremers Notícias Twitter

Publicações Apresentações para Download Biblioteca Código PEP Regimento Interno dos Corpos Clínicos

 

Contato Fale com o CREMERS Fale com o Presidente Ouvidoria

 

 

 

Conselho Regional de Medicina do Estado do Rio Grande do Sul - Copyright 2019 ©
Av. Princesa Isabel, 921 - Bairro Santana
Porto Alegre - RS - CEP: 90620-001
Telefone: (51) 3300-5400 e 3219-7544
Fax: (51) 3217-1968
E-mail: cremers@cremers.org.br
Horário de Atendimento:
De segunda-feira a sexta-feira
Das 09h00min às 18h00min