Rede dos Conselhos de Medicina
Selecione o Conselho que deseja acessar:
Porto Alegre, 15 de Dezembro de 2019. Aumenta a Fonte [ A + ]   [ A - ]  
 
04/04/2016

H1N1

Cremers e Secretaria Estadual da Saúde unidos contra a gripe A


Em reunião realizada no Cremers, nesta segunda-feira, 4, foram definidos os detalhes de uma parceria entre o Conselho e a Secretaria da Saúde/RS no enfrentamento do vírus Influenza A (H1N1). Participaram do encontro o secretário João Gabbardo dos Reis e o presidente do Cremers, Rogério Wolf de Aguiar.

Serão realizadas ações conjuntas em relação à prevenção e tratamento, começando com o lançamento oficial da campanha de vacinação no Estado, que será dia 25 deste mês na sede do Conselho Regional de Medicina. Uma das atribuições do Cremers será elaborar nota técnica aos médicos sobre a gripe. As Câmaras Técnicas da entidade estarão integradas ao comitê de enfrentamento da gripe A da Secretaria.

O presidente do Cremers lembrou que o papel do conselho nessa ação conjunta é “colaborar com a saúde no geral, contribuindo com a divulgação de informações para a população e aos médicos”. Aguiar observou que “quanto mais cedo iniciar o tratamento, mais certo é o sucesso. Por isso os médicos devem estar atentos aos sintomas”.


Entrevista coletiva
Pela manhã, o secretário Gabbardo deu entrevista coletiva sobre o avanço da gripe A no Estado. Ao todo, já são sete casos confirmados da doença no Estado, localizados na Capital, Viamão e Canoas. O fato reforça as medidas que a Secretaria Estadual da Saúde (SES) já vinha planejando para o enfrentamento à gripe. Uma delas é a antecipação do início da campanha de vacinação para o dia 25 de abril.

Os dados foram apresentados pelo secretário da Saúde, que esteve acompanhado do secretário municipal de Saúde de Porto Alegre, Fernando Ritter; do presidente do Conselho Regional de Medicina (Cremers), Rogério Aguiar; do conselheiro do Cremers e coordenador das CTs, Jefferson Piva; além das equipes das vigilâncias em saúde do Estado e Capital e do Hospital Presidente Vargas.

A vigilância da Influenza é realizada por meio de notificação e investigação de casos de internações hospitalares por Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), caracterizada por dificuldade respiratória associada ao aparecimento súbito de febre, cefaleia, dores musculares (mialgia), tosse, dor de garganta e fadiga. Até o momento, foram 186 casos notificados, com 07 confirmados para Influenza A (H1N1). Não houve até o momento casos de para Influenza A (H3N2) e Influenza B.


Vacinação, prevenção e tratamento
Ao lado da vacinação, o tratamento e a prevenção são os eixos que compõem o tripé do enfrentamento à influenza. A chamada etiqueta da gripe é uma medida simples, porém importante, para evitar a disseminação da doença. Entre os cuidados que se destacam, está a proteção da boca e nariz ao tossir e espirrar, cobrindo-os preferencialmente com a dobra do cotovelo, evitando o uso das mãos. Também ressalta-se a importância de lavar as mãos com frequência, com água e sabão ou utilizando álcool em gel, assim como evitar locais com aglomeração de pessoas (escola, transporte público, centros comerciais, entre outros) se estiver com os sintomas.

Para o tratamento em tempo oportuno, a recomendação é de que ao sinal de febre, dor de garganta e dor de cabeça, nas articulações, ou muscular, a pessoa procure atendimento médico. O antiviral Oseltamivir, de nome comercial Tamiflu, está disponível em todo o Estado gratuitamente, e o seu uso no início dos primeiros sintomas da gripe é fundamental para impedir o agravamento dos casos.


Com informações da SES

Institucional Câmaras Técnicas Comissões de Ética Conheça o CREMERS Contas Públicas Delegacias Diretoria Palavra do Presidente Vídeo Institucional História Cremers

Serviços Área do Médico Busca Empresas Busca Médicos Ativos CBHPM Concurso Emissão de Boleto Empregos Eventos Inscrição de Empresas Licitações Pareceres e Resoluções Perguntas Freqüentes Pessoa Jurídica Propaganda Médica Registro de Especialidade Médica

 

 

Imprensa Artigos Assessoria Informativo Cremers Notícias Twitter

Publicações Apresentações para Download Biblioteca Código PEP Regimento Interno dos Corpos Clínicos

 

Contato Fale com o CREMERS Fale com o Presidente Ouvidoria

 

 

 

Conselho Regional de Medicina do Estado do Rio Grande do Sul - Copyright 2019 ©
Av. Princesa Isabel, 921 - Bairro Santana
Porto Alegre - RS - CEP: 90620-001
Telefone: (51) 3300-5400 e 3219-7544
Fax: (51) 3217-1968
E-mail: cremers@cremers.org.br
Horário de Atendimento:
De segunda-feira a sexta-feira
Das 09h00min às 18h00min