Rede dos Conselhos de Medicina
Selecione o Conselho que deseja acessar:
Porto Alegre, 15 de Dezembro de 2019. Aumenta a Fonte [ A + ]   [ A - ]  
 
31/01/2014

São Pedro

Entidades acionam MP contra corte de vagas em residência do Hospital São Pedro


Entidades médicas gaúchas (Cremers, Simers e Amrigs), Associação Brasileira e a Gaúcha de Psiquiatria (ABP) e representantes de usuários do SUS e de apoio ao doente mental pediram, em audiência na manhã desta sexta-feira, dia 31, com o procurador-chefe do MP, Eduardo de Lima Veiga, a interferência do Ministério Público Estadual para anular a medida do governo estadual que reduziu vagas para formação de psiquiatras no Hospital Psiquiátrico São Pedro (HPSP). Lima Veiga garantiu que levará o pedido das entidades ao governador Tarso Genro. O Cremers foi representado na reunião pelo vice-presidente Rogério Wolf de Aguiar.
Em nota oficial assinada por sete entidades, é feito um apelo para que o governo estadual volte atrás na decisão de reduzir a oferta de vagas na especialidade, que tem grande carência no atendimento. Além disso, o Estado reduziu em mais de 30% leitos psiquiátricos pelo SUS em 20 anos. Na Capital, o corte chegou a 70%, o que fragiliza a assistência hoje em meio ao aumento de casos de usuários de drogas e com transtornos psiquiátricos.
Para as entidades, o corte de metade das vagas (eram dez, passaram a 5) também afetará já em 2014 a capacidade de atendimento em ambulatórios do Hospital, em Porto Alegre, que soma 130 anos de história e tem tradição na capacitação de especialistas. "São cerca de 1,6 mil consultas por mês e boa parte tem participação dos residentes em psiquiatria".
As entidades publicaram nota nos principais jornais a respeito do assunto:

APEDIDO: DESMONTE NO HOSPITAL SÃO PEDRO
Diante da decisão de gestores da Secretaria Estadual da Saúde (SES) de reduzir em 50% as vagas da Residência de Psiquiatria do Hospital São Pedro (HPSP), as entidades abaixo assinadas alertam:
1. A medida reduzirá fortemente a oferta de médicos psiquiatras no Rio Grande do Sul, incompreensível diante das epidemias de crack e de transtornos mentais.
2. Enquanto o Ministério da Saúde incentiva a criação e ampliação de serviços e destina R$ 4 bilhões para o programa “Crack, É Possível Vencer”, o Estado decide formar menos especialistas.
3. O corte de vagas de Psiquiatria Clínica e Psiquiatria da Infância e Adolescência afetará o volume de consultas já em 2014, com danos irreversíveis aos pacientes.
4. Estamos diante de uma nova tentativa de desmonte do Hospital São Pedro, que tem 130 anos de tradição em assistência psiquiátrica e dezenas de anos na formação de profissionais.
As entidades exigem que o governador Tarso Genro tome uma atitude, em defesa da assistência a que a população tem direito.

ASSINAM
Dr. Fernando Weber Matos - presidente do CREMERS - Conselho Regional de Medicina/RS
Dr. Paulo de Argollo Mendes - presidente do SIMERS - Sindicato Médico do RS
Dr. Dirceu de Araújo Rodrigues - presidente da AMRIGS - Associação Médica do RS
Dr. Antonio Geraldo da Silva - presidente da ABP - Associação Brasileira de Psiquiatria
Dr. Carlos Iglesias Salgado - presidente da APRS - Associação dePsiquiatria do RS
Terezinha Alves Borges - presidente da Abrasus - Associação Brasileira em Defesa dos Usuários de Sistemas de Saúde
Carmen Lia Marino - presidente da Sadom - Sociedade de Apoio ao Doente Mental

Institucional Câmaras Técnicas Comissões de Ética Conheça o CREMERS Contas Públicas Delegacias Diretoria Palavra do Presidente Vídeo Institucional História Cremers

Serviços Área do Médico Busca Empresas Busca Médicos Ativos CBHPM Concurso Emissão de Boleto Empregos Eventos Inscrição de Empresas Licitações Pareceres e Resoluções Perguntas Freqüentes Pessoa Jurídica Propaganda Médica Registro de Especialidade Médica

 

 

Imprensa Artigos Assessoria Informativo Cremers Notícias Twitter

Publicações Apresentações para Download Biblioteca Código PEP Regimento Interno dos Corpos Clínicos

 

Contato Fale com o CREMERS Fale com o Presidente Ouvidoria

 

 

 

Conselho Regional de Medicina do Estado do Rio Grande do Sul - Copyright 2019 ©
Av. Princesa Isabel, 921 - Bairro Santana
Porto Alegre - RS - CEP: 90620-001
Telefone: (51) 3300-5400 e 3219-7544
Fax: (51) 3217-1968
E-mail: cremers@cremers.org.br
Horário de Atendimento:
De segunda-feira a sexta-feira
Das 09h00min às 18h00min