Rede dos Conselhos de Medicina
Selecione o Conselho que deseja acessar:
Porto Alegre, 05 de Dezembro de 2019. Aumenta a Fonte [ A + ]   [ A - ]  
 
09/08/2013

Enem Extraordinário

Vetos ao Ato Médico e MP 621/13 são pauta de debate


Cerca de 300 lideranças médicas de todo o Brasil participam nesta sexta-feira (9) do segundo dia do Encontro Nacional Extraordinário das Entidades Médicas (Enem), realizado em Brasília. Deste encontro, sairão as estratégias de ação dos médicos brasileiros contra os vetos à Lei do Ato Médico e a Medida Provisória 621/2013, que instituiu o Programa "Mais Médicos".

Pela manhã, os participantes discutiram os vetos, a articulação no Congresso Nacional e as estratégias de ação. Entre as sugestões de ações apontadas estão a elaboração de material informativo sobre o chamado diagnóstico nosológico (de doenças), para esclarecer parlamentares, população e outros profissionais.

Ainda pela manhã, também foram abordados os impactos da MP 621/13 no trabalho médico no SUS e suas implicações no ensino médico, especialmente na graduação e residência médica. Para os participantes, a MP traz um grande risco para o país, pois permite que médicos brasileiros e estrangeiros formados no exterior e sem a qualificação necessária exerçam a profissão livremente nas periferias do Brasil.

Durante a tarde, as discussões tiveram como foco algumas das ilegalidades da MP 621, como o ingresso de médicos estrangeiros sem revalidação de diploma e as transgressões aos diretórios humanos e trabalhistas.

O encontro, que segue até sábado (10), é promovido pela Associação Médica Brasileira (AMB), Associação Nacional dos Médicos Residentes (ANMR), Conselho Federal de Medicina (CFM), Federação Nacional dos Médicos (FENAM) e Federação Brasileira de Academias de Medicina (FBAM). Confira abaixo a programação.

O Cremers está sendo representado pelo presidente Rogério Aguiar, pelo vice-presidente Fernando Matos, pelo primeiro secretário Ismael Maguilnik, pelo segundo secretário Isaias Levy, e pelos conselheiros federais do RS Claudio Franzen e Antonio Ayub.

DIA 10 DE AGOSTO (SÁBADO)

9h00 – Encaminhamentos e deliberações
Coordenação: Comitê Nacional de Mobilização das Entidades Médicas

11h00 – Encerramento
Moderador: presidente da AMBr
Convidados:
Florentino Cardoso, presidente da Associação Médica Brasileira (AMB)
Beatriz Abreu da Costa, presidente da Associação Nacional dos Médicos Residentes (ANMR)
Roberto Luiz d’Avila, presidente do Conselho Federal de Medicina (CFM)
José Saraiva, presidente da Federação Brasileira de Academias de Medicina (FBAM)
Geraldo Ferreira, presidente da Federação Nacional dos Médicos (Fenam)

Fonte: CFM

Institucional Câmaras Técnicas Comissões de Ética Conheça o CREMERS Contas Públicas Delegacias Diretoria Palavra do Presidente Vídeo Institucional História Cremers

Serviços Área do Médico Busca Empresas Busca Médicos Ativos CBHPM Concurso Emissão de Boleto Empregos Eventos Inscrição de Empresas Licitações Pareceres e Resoluções Perguntas Freqüentes Pessoa Jurídica Propaganda Médica Registro de Especialidade Médica

 

 

Imprensa Artigos Assessoria Informativo Cremers Notícias Twitter

Publicações Apresentações para Download Biblioteca Código PEP Regimento Interno dos Corpos Clínicos

 

Contato Fale com o CREMERS Fale com o Presidente Ouvidoria

 

 

 

Conselho Regional de Medicina do Estado do Rio Grande do Sul - Copyright 2019 ©
Av. Princesa Isabel, 921 - Bairro Santana
Porto Alegre - RS - CEP: 90620-001
Telefone: (51) 3300-5400 e 3219-7544
Fax: (51) 3217-1968
E-mail: cremers@cremers.org.br
Horário de Atendimento:
De segunda-feira a sexta-feira
Das 09h00min às 18h00min