Rede dos Conselhos de Medicina
Selecione o Conselho que deseja acessar:
Porto Alegre, 15 de Dezembro de 2019. Aumenta a Fonte [ A + ]   [ A - ]  
 
23/05/2013

Dia de Alerta

Entidades médicas buscam apoio para reerguer atendimento do IPE


As entidades médico-hospitalares integrantes do Grupo Paritário que negocia junto ao IPE-Saúde mobilizaram, nesta quarta-feira, um Dia de Alerta, com a suspensão de 12 mil atendimentos eletivos no Estado. O grupo registrou em cartório uma notificação extra-judicial dando um prazo de 30 dias para que o Instituto apresente soluções para problemas que vêm sendo apontados há anos, como as dívidas provenientes de glosas e a defasagem de procedimentos e valores. Caso as respostas do IPE não venham nesse prazo, as entidades não descartam novas paralisações, ações judiciais e descredenciamento de médicos e hospitais.

Em entrevista coletiva realizada no Simers, o presidente do Cremers, Rogério Aguiar, reforçou o apoio ao movimento. Ao falar sobre a CBHPM, ainda não adotada pelo IPE, Aguiar ressaltou: “Uma instituição importante como o IPE tem que assumir seu papel na prestação de serviços à população. Usar um rol de valores e procedimentos que já foi abandonado e superado há dez anos, ignorando a evolução da medicina, é um prejuízo muito grande para os usuários”. O presidente esteve acompanhado do segundo secretário Isaias Levy, representante do Conselho no Grupo Paritário.

O grupo, composto também por representantes da Associação Médica do RS (Amrigs), do Sindicato Médico do RS (Simers), da Federação dos Hospitais do RS (Fehosul), da Associação dos Hospitais do RS (Ahrgs) e da Federação das Santas Casas e dos Hospitais Beneficentes, Religiosos e Filantrópicos do RS, protocolou a notificação em vários órgãos estaduais beneficiários do IPE-Saúde em busca de apoio.

Clique aqui para ler o teor da notificação


Roteiro

No dia 22, após o registro em cartório, a comitiva entregou o documento à Chefe Adjunta da Casa Civil, Mari Perusso. No Início da tarde, a notificação foi protocolada na Assembleia Legislativa com o vice-presidente da Comissão de Saúde e Meio Ambiente, deputado Pedro Pereira. Na Federação Sindical dos Servidores Públicos no Estado do RS (Fessergs), o presidente Sérgio Arnoud recebeu o grupo, que a seguir encontrou o comandante geral da Brigada Militar e presidente do Conselho Deliberativo do IPE-Saúde, coronel Fabio Duarte Fernandes.

No Tribunal de Contas do Estado (TCE), o chefe de gabinete da presidência Tarcísio Francisco Dal Ri recebeu o protocolo em nome do conselheiro-presidente Cezar Miola. Por fim, o grupo fechou a agenda do primeiro dia de reuniões com o presidente do Conselho de Comunicação do Tribunal de Justiça do RS, desembargador Túlio Martins.

Na quinta-feira, 23, o roteiro de reuniões começou no Ministério Público do Estado, com o procurador-geral de Justiça, José Barrôco de Vasconcellos. A seguir, a presidente do Cpers/Sindicato, Rejane Fernandes, recebeu o documento. À tarde, na Ajuris, o presidente Pio Giovani Dresch teve um longo encontro com o grupo. Na sexta-feira, o protocolo será recebido pelo presidente da Assembleia Legislativa, Pedro Westphalen.

Todas as entidades se mostraram abertas ao diálogo e favoráveis à qualificação da assistência à saúde no IPE. Cada uma garantiu que a demanda será levada a debates ampliados com seus membros e, dentro das possibilidades, usará sua influência para alertar a sociedade e apoiar a reconstrução do diálogo no IPE-Saúde.


Paralisação

Médicos e hospitais de todo o RS aderiram à paralisação no dia 22, suspendendo o atendimento eletivo. Entre eles, médicos do Hospital Ernesto Dornelles e os hospitais Moinhos de Vento, Santa Casa de Misericórdia, São Lucas da PUC e Clínica São José, em Porto Alegre. No interior, os hospitais São Vicente de Paulo (Passo Fundo), Astrogildo de Azevedo e Universitário (Santa Maria), Santa Lúcia (Cruz Alta), Bruno Born (Lajeado), Pompeia (Caxias do Sul) e Caridade de Erechim deram notícias da suspensão de procedimentos.

Institucional Câmaras Técnicas Comissões de Ética Conheça o CREMERS Contas Públicas Delegacias Diretoria Palavra do Presidente Vídeo Institucional História Cremers

Serviços Área do Médico Busca Empresas Busca Médicos Ativos CBHPM Concurso Emissão de Boleto Empregos Eventos Inscrição de Empresas Licitações Pareceres e Resoluções Perguntas Freqüentes Pessoa Jurídica Propaganda Médica Registro de Especialidade Médica

 

 

Imprensa Artigos Assessoria Informativo Cremers Notícias Twitter

Publicações Apresentações para Download Biblioteca Código PEP Regimento Interno dos Corpos Clínicos

 

Contato Fale com o CREMERS Fale com o Presidente Ouvidoria

 

 

 

Conselho Regional de Medicina do Estado do Rio Grande do Sul - Copyright 2019 ©
Av. Princesa Isabel, 921 - Bairro Santana
Porto Alegre - RS - CEP: 90620-001
Telefone: (51) 3300-5400 e 3219-7544
Fax: (51) 3217-1968
E-mail: cremers@cremers.org.br
Horário de Atendimento:
De segunda-feira a sexta-feira
Das 09h00min às 18h00min