Rede dos Conselhos de Medicina
Selecione o Conselho que deseja acessar:
Porto Alegre, 15 de Dezembro de 2019. Aumenta a Fonte [ A + ]   [ A - ]  
 
04/02/2013

Trauma Psíquico

Cremers publica orientações gerais de atendimento psiquiátrico para auxílio das vítimas em Santa Maria e cria ação conjunta com a APRS


O Cremers publicou nesta sexta-feira, 01, um protocolo de atendimento psiquiátrico para situações de estresse agudo. O documento, elaborado por uma equipe do Hospital de Clínicas de Porto Alegre, pretende auxiliar as vítimas e familiares da tragédia ocorrida em Santa Maria.

De acordo com o protocolo, algumas pessoas podem apresentar reações agudas ao estresse que levam ao Transtorno de Estresse Agudo (TEA), a sintomas de Transtorno de Estresse Pós-traumático (TEPT) ou de outros quadros psiquiátricos. A situação atinge todos os envolvidos no acidente, direta ou indiretamente, inclusive os profissionais que prestaram ou seguem realizando atendimento às vítimas e as equipes de suporte nas diferentes áreas. O TEA, caso não tratado, pode evoluir para o Transtorno de Estresse Pós-Traumático. O protocolo oferece mais detalhes sobre os sintomas de TEA e TEPT e também aponta quando um profissional de saúde mental deve ser procurado e o melhor manejo dos pacientes.

O Cremers também deu início a uma ação conjunta com a Associação de Psiquiatria do RS (APRS) para que os psiquiatras da região de Santa Maria se unam às equipes de atendimento médico e também atendam aos colegas, quando solicitados. A ação é coordenada pelo médico Flávio Shansis.

O presidente do Cremers, Rogério Wolf de Aguiar, comenta a necessidade do protocolo: “A experiência nos mostra que as grandes catástrofes humanas também expõem os profissionais a fortes situações de desgaste emocional e físico. Desta forma, eles também estão sujeitos, devido ao exercício de suas atividades, a sofrer sintomas, síndromes e, por vezes, até transtornos pós-traumáticos. Por isso o Cremers está realizando um programa de atenção aos médicos no sentido de protegê-los e prevenir futuros desdobramentos negativos em sua saúde, para que não se tornem vítimas do mesmo evento”.

Pacientes ou familiares que necessitarem de atendimento psiquiátrico em Santa Maria podem procurar o CAPS Caminhos do Sol (Av. Borges de Medeiros 1875. Fone: 55 39217144).


Clique aqui para conhecer as orientações gerais aos médicos

Clique aqui para ver a íntegra do protocolo

Clique aqui para ver o fluxograma sugerido para manejo dos pacientes

Institucional Câmaras Técnicas Comissões de Ética Conheça o CREMERS Contas Públicas Delegacias Diretoria Palavra do Presidente Vídeo Institucional História Cremers

Serviços Área do Médico Busca Empresas Busca Médicos Ativos CBHPM Concurso Emissão de Boleto Empregos Eventos Inscrição de Empresas Licitações Pareceres e Resoluções Perguntas Freqüentes Pessoa Jurídica Propaganda Médica Registro de Especialidade Médica

 

 

Imprensa Artigos Assessoria Informativo Cremers Notícias Twitter

Publicações Apresentações para Download Biblioteca Código PEP Regimento Interno dos Corpos Clínicos

 

Contato Fale com o CREMERS Fale com o Presidente Ouvidoria

 

 

 

Conselho Regional de Medicina do Estado do Rio Grande do Sul - Copyright 2019 ©
Av. Princesa Isabel, 921 - Bairro Santana
Porto Alegre - RS - CEP: 90620-001
Telefone: (51) 3300-5400 e 3219-7544
Fax: (51) 3217-1968
E-mail: cremers@cremers.org.br
Horário de Atendimento:
De segunda-feira a sexta-feira
Das 09h00min às 18h00min