Rede dos Conselhos de Medicina
Selecione o Conselho que deseja acessar:
Porto Alegre, 26 de Maio de 2018. Aumenta a Fonte [ A + ]   [ A - ]  
 

Ações políticas pela saúde e valorização do médico

O Cremers há muito tempo mantém uma forte atuação política na defesa do médico ético e na luta por melhores condições de trabalho, remuneração compatível com a atividade médica e campanha permanente no sentido da enfatizar a real importância do médico para a sociedade.

Cabe ressaltar que o Cremers está atento aos movimentos e ações no sentido de responsabilizar o médico pelas mazelas da saúde, como fez no ano passado o ex-ministro da Saúde ao afirmar que já era hora de o governo “parar de fingir que paga os médicos, e dos médicos pararem de fingir que trabalham".

Uma afronta que o Cremers e demais entidades médicas do país não deixaram sem resposta. O ministro foi, então, obrigado a recuar.

No entanto, é comum o gestor público, de um modo geral, culpar os médicos por seu despreparo e, em muitos casos, subserviência ao optar por simplesmente atacar o médico e não cobrar, de forma enfática e persistente, dos verdadeiros responsáveis pelo caos na saúde pública, os governantes.

Os governos, em especial o Federal, há muito tempo, não repassam recursos financeiros necessários para a compra e manutenção de equipamentos, aquisição de insumos e remuneração adequada aos médicos, que cada vez mais se afastam do SUS, ou simplesmente não há o pagamento em dia dos honorários.

Com isso, temos uma assistência de saúde nivelada por baixo, enquanto as filas se alongam por falta de médicos, exames, e leitos. Nesse quadro caótico, quem o paciente, desesperado, angustiado e sofrido, responsabiliza por sua agonia? O médico!

O Cremers tem intensificado o trabalho de esclarecer a população sobre o que acontece na saúde, informando que o médico também é vítima desse sistema tão cheio de boas intenções, mas que só irá funcionar dignamente a partir de financiamento adequado para atender todas as suas necessidades.

Enquanto isso não acontece, o Cremers trabalha forte para que o médico seja valorizado e reconhecido, e que tenha condições éticas de exercer seu ofício, sua arte.

Nesse sentido, tem sido fundamental a parceria com o Ministério Público, principalmente nas questões envolvendo hospitais, que, diante da crise não conseguem oferecer condições de atendimento, retirando dos médicos as condições mínimas para atender os pacientes.

Com o apoio do MP, o Cremers teve atuação decisiva para resolver o impasse que havia no Hospital Bom Jesus, de Taquara, onde uma empresa terceirizada foi afastada por ordem judicial. Essa ação conjunta se repete também em outros hospitais, como a Santa Casa de Livramento, o Universitário e o HPS de Canoas, e o Posto 24h de Caxias do Sul.

Nesse trabalho permanente em defesa da saúde e da valorização médica é importante destacar as ações das delegacias seccionais. São 28 unidades cobrindo todo o Estado, de modo que o médico não precise deslocar-se a Porto Alegre para resolver questões administrativas. O trabalho das delegacias tem sido relevante também nas ações políticas do Cremers, além de contribuir com a fiscalização de hospitais, postos de saúde e serviços de emergência nos municípios, justificando plenamente os investimentos feitos em cada uma das unidades.


Dr. Fernando Weber Matos
Presidente do Cremers
Clique aqui para enviar sua mensagem, sugestão ou crítica diretamente para o Presidente

Institucional Câmaras Técnicas Comissões de Ética Conheça o CREMERS Contas Públicas Delegacias Diretoria Palavra do Presidente Vídeo Institucional História Cremers

Serviços Área do Médico Busca Empresas Busca Médicos Ativos CBHPM Concurso Emissão de Boleto Empregos Eventos Inscrição de Empresas Inscrição Médicos Licitações Pareceres e Resoluções Perguntas Freqüentes Pessoa Jurídica Propaganda Médica Registro de Especialidade Médica

 

 

Imprensa Artigos Assessoria Informativo Cremers Notícias Twitter

Publicações Apresentações para Download Biblioteca Código de Ética Médica Código PEP Regimento Interno dos Corpos Clínicos

 

Contato Fale com o CREMERS Fale com o Presidente Ouvidoria

 

 

 

Conselho Regional de Medicina do Estado do Rio Grande do Sul - Copyright 2018 ©
Av. Princesa Isabel, 921 - Bairro Santana
Porto Alegre - RS - CEP: 90620-001
Telefone: (51) 3219-7544
Fax: (51) 3217-1968
E-mail: cremers@cremers.org.br
Horário de Atendimento:
De segunda-feira a sexta-feira
Das 08h40min às 18h00min