Rede dos Conselhos de Medicina
Selecione o Conselho que deseja acessar:
Porto Alegre, 13 de Dezembro de 2019. Aumenta a Fonte [ A + ]   [ A - ]  
 

Valorizar o médico é valorizar o ser humano

A profissão médica é percebida pelas pessoas sob um manto de saber, poder e fascínio.

Afinal, é uma profissão singular. Ao longo da história, a medicina construiu sólido conhecimento científico, incorporou inovações tecnológicas e desenvolveu técnicas e instrumentos sofisticados.

O médico detém a árdua e sublime tarefa de cuidar do bem maior de um indivíduo – a vida.

Em meio a consultas, plantões, diagnósticos, procedimentos e cirurgias, é capaz de estabelecer uma relação de confiança, sigilo e credibilidade com o paciente.

A medicina é um misto de arte e ciência. De dor e de amor. São conceitos que permeiam o exercício profissional desde a escolha da profissão.

Quem decide ser médico sabe que perderá horas de sono e de convívio com os amigos e a família. Que o estudo e o aperfeiçoamento serão sempre exigidos. Que os desafios serão constantes. Que enfrentará situações de angústia, de medo e até de perda da fé.

Mas quem decide ser médico também sabe que viverá momentos de pura alegria e satisfação. A possibilidade da cura, de amenizar a dor, de recuperar uma habilidade perdida. De transformar e salvar vidas.

O médico deve curar quando possível; cuidar, sempre. Muitas vezes, a dedicação, a atenção, o respeito e o saber ouvir já são importantes passos no caminho para a cura.

Por isso, nada substitui uma verdadeira relação entre médico e paciente. O olho no olho. O estar junto e ao lado, tanto nos momentos de inquietação como nos de tranquilidade.

A profissão exige dedicação de corpo e alma. Talvez a medicina não tenha todo o glamour que as pessoas imaginam. A realidade é dura, mas recompensadora.

Por isso, valorizar a formação e o exercício profissional médico é valorizar o ser humano. É valorizar o paciente, o colega de equipe e o próprio médico.

O médico tem amor pelo que faz, dedica-se incondic


Dr. Eduardo Neubarth Trindade
Presidente do Cremers
Clique aqui para enviar sua mensagem, sugestão ou crítica diretamente para o Presidente

Institucional Câmaras Técnicas Comissões de Ética Conheça o CREMERS Contas Públicas Delegacias Diretoria Palavra do Presidente Vídeo Institucional História Cremers

Serviços Área do Médico Busca Empresas Busca Médicos Ativos CBHPM Concurso Emissão de Boleto Empregos Eventos Inscrição de Empresas Licitações Pareceres e Resoluções Perguntas Freqüentes Pessoa Jurídica Propaganda Médica Registro de Especialidade Médica

 

 

Imprensa Artigos Assessoria Informativo Cremers Notícias Twitter

Publicações Apresentações para Download Biblioteca Código PEP Regimento Interno dos Corpos Clínicos

 

Contato Fale com o CREMERS Fale com o Presidente Ouvidoria

 

 

 

Conselho Regional de Medicina do Estado do Rio Grande do Sul - Copyright 2019 ©
Av. Princesa Isabel, 921 - Bairro Santana
Porto Alegre - RS - CEP: 90620-001
Telefone: (51) 3300-5400 e 3219-7544
Fax: (51) 3217-1968
E-mail: cremers@cremers.org.br
Horário de Atendimento:
De segunda-feira a sexta-feira
Das 09h00min às 18h00min